Vale Mais - Alimento funcional é saúde

Área do cliente

Cadastre-se Esqueci minha senha
Literatura

Veja vários informes nutricionais para uma vida mais saudável.

Veja literatura

Eventos e notícias

Workshop Inovação - SEBRAE apresenta Vale Mais como Caso de Sucesso

SEBRAE realiza workshop para empresários sobre inovação e lucratividade

 

Manhã no Hotel Atlântico em Santos, reuniu 230 empresários de diversos setores do comércio da Região da Baixada Santista para falar sobre inovação nas micros e pequenas empresas.

 

A palavra inovação vem do latim innovatio, o que significa “introduzir novidades”. Inúmeras vezes na história da humanidade, o homem criou artefatos, utensílios e novos modos de fazer as coisas que surpreenderam e revolucionaram seus tempos. Agora, chegou a vez de as empresas da Baixada Santista mostrarem que também sabem inovar.

 A largada foi dada na manhã da última quinta-feira (30), no Workshop “Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação”, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – ANPEI, no Hotel Atlântico, em Santos

 Cerca de 230 empresários puderam ouvir uma palestra proferida pelo engenheiro Celso Estrela, consultor da ANPEI, sobre como pequenas e micros empresas podem criar soluções inteligentes e eficazes no seu dia-a-dia em seus produtos, serviços, processos, aberturas de novos mercados e ambiente organizacional.

 Após a apresentação, o consultor do SEBRAE passou ao comando de um talk-show com casos de três empresas da região que obtiveram sucesso em suas inovações: a agroindústria de alimentos funcionais Vale Mais, a desenvolvedora de softwares AGE e a Doceria Miroane.

 Segundo Estrela, a inovação pode ser realizada por empresas de qualquer tamanho e setor da economia, seja ela do comércio, indústria, agronegócios ou serviços. “A atitude de inovar deve fazer parte de uma estratégia, a qual tenha como objetivo atender as necessidades do mercado, levando em conta as exigências dos consumidores”, enfatiza.

 A inovação dentro das empresas deve ser uma atitude pró-ativa e constante. “Toda uma inovação tem uma vida”, pontua Estrela. – Como exemplo o telégrafo, que foi substituído pelo telex, depois pelo fax e por último o e-mail, nas formas de Comunicação do século XIX até os dias atuais.

 Uma novidade pode surgir com uma oportunidade repentina, como foi o caso da Vale Mais, que produz a Biomassa da Banana Verde, desenvolvida a partir da fruta recém-colhida que é capaz de substituir a farinha de trigo, aveia, soja, fécula de batata, leite em pó, amido de milho, na preparação de comidas sem alterar o sabor, a aparência e ainda torná-los mais saudáveis e benéficos à saúde. Segundo o diretor executivo da empresa, Cleonildo Xavier Filho, a ideia de criar a agroindústria surgiu quando ele e sua esposa, mestre em Saúde Coletiva e professora universitária, viam uma entrevista na televisão sobre os benefícios do amido resistente da banana verde e a produção caseira da biomassa. “Por que não industrializar?”, lembra. – Desde 2006 a empresa está estabelecida na Incubadora de Empresas de Santos.

 Outros casos são a Doceria Miroane, que iniciou em casa, devido a dificuldades financeiras na Era Collor e hoje a empresa possui duas fábricas e duas lojas, uma física e outra virtual e emprega deficientes físicos; e a empresa de software AGE a qual iniciou em um fundo de quintal e hoje é líder na região no desenvolvimento de softwares.

 O evento também serviu para apresentar o novo gerente regional do escritório do SEBRAE na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi. “O objetivo com esse evento e outros que acontecerão é inserir no cotidiano das empresas uma metodologia de trabalho na qual esteja sempre presente a inovação. A intenção que sejam realizadas ações que valorizem seus produtos e serviços e beneficiem a região e o país”, informou o novo coordenador. Como tática para alcançar essa meta serão veiculados programas de rádio, em breve, na região valorizando o ambiente inovador dentro das micros e pequenas empresas.

 Para saber mais informações sobre os próximos eventos o escritório regional do Sebrae-SP na Baixada Santista fica na Avenida Ana Costa, 418, no Bairro do Gonzaga, em Santos. O telefone para contato é (13) 3289-5818.

 

 

 

Veja outros eventos e notícias:
Desenvolvimento: Triares.com.br