Vale Mais - Alimento funcional é saúde

Área do cliente

Cadastre-se Esqueci minha senha
Literatura

Veja vários informes nutricionais para uma vida mais saudável.

Veja literatura

Eventos e notícias

Profª Márcia Bianchi - Coordenadora de Pesquisas da Vale Mais, apresenta palestra sobre os benefícios da Biomassa da Banana Verde durante o V Simpósio em Tecnologia de Alimentos, em Marília

A V Fatecal aconteceu de 3 a 5 de novembro na Fatec de Marília, interior de São Paulo, com o Tema Central: Alimento e Responsabilidade Social, da Produção ao Consumo Final

Marília é hoje o maior pólo industrial de alimentos do Brasil, sendo uma ótima opção de investimento, que une oportunidades de desenvolvimento econômico a muita qualidade de vida. Por meio de pesquisa realizada pela FIPE-USP, Marília ficou em 1º lugar em desenvolvimento do Estado. É apontada como modelo em estrutura de ensino e como a quarta cidade mais segura do Estado. Tudo isso fez com que Marília se transformasse em pólo regional, com índice positivo na geração de empregos nas indústrias de alimentos e demais segmentos. 
 
Com participação no dia 5 de novembro a Profª Marcia Bianchi - Profª da Faculdade de Odontologia UNISA e Mestre em Saúde Coletiva pela USP; apresentou palestra abordando os Benefícios da Biomassa de Banana Verde na Diminuição do Risco de Sobrepeso e/ou Obesidade e suas Comorbidades.
 
O estudo que leva o mesmo nome faz parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação apresentado à Universidade Federal de São Paulo, para obtenção do título de Especialista em “Obesidade, Emagrecimento e Saúde: Abordagem Multidisciplinar“, trabalho que contou com a orientação da Profª. Drª Aline de Piano.
 

A Biomassa de Banana Verde

Biomassa de Banana Verde (BBV) é um insumo alimentar sem sabor e odor, podendo ser utilizada em preparações doces ou salgadas, na culinária usual, na alta gastronomia e na indústria alimentícia. Possui amido resistente (AR), metabolizado somente no intestino grosso onde contribui para o crescimento e ação da microbiota nativa (ação simbiótica), formando ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) como o butirato, o propionato e o acetato, responsáveis pela integridade da mucosa intestinal, agindo preventivamente contra problemas intestinais como constipação, diarréia e diverticulose, além da redução do risco de câncer de cólon.
 
O AR aumenta a sensação de saciedade e tem ação importante sobre o metabolismo da glicose, da insulina e dos lipídeos, diminuindo o risco de diabetes tipo 2 e de dislipidemias, mostrando-se um importante aliado contra a síndrome metabólica associada aos casos de sobrepeso/obesidade. A etiologia multifatorial da obesidade e sua crescente incidência requerem providências em relação ao seu controle e prevenção.
 
O aumento da atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis são algumas das medidas para reversão do quadro existente. Não somente a quantidade, mas a qualidade dos alimentos se mostra importante. Assim, os alimentos funcionais podem oferecer benefícios à saúde, à capacidade física e ao estado mental, além do seu valor nutritivo, contribuindo para a prevenção e controle de enfermidades. E desta forma, o AR presente na biomassa de banana verde pode auxiliar significativamente na prevenção e tratamento dos componentes da síndrome metabólica, facilitando inclusive o processo de emagrecimento.

Veja outros eventos e notícias:
Desenvolvimento: Triares.com.br