Vale Mais - Alimento funcional é saúde
- Quem somos
- Alimentos funcionais
- Nossos produtos
- Aplicações da Biomassa
- Nossos Clientes
- Onde Comprar
- Eventos e notícias
- Literatura Geral
- Receitas com Tab. Nut. Comparativa
- Tabela Nutricional
- Dúvidas frequentes
- Imprensa
- Fale conosco
Veja vários informes nutricionais para uma vida mais saudável.
Veja literaturaDúvidas Frequentes
Tire todas suas dúvidas a respeito dos alimentos funcionais e suas aplicações.
- O que são Alimentos Funcionais ?
-
É aquele alimento que além da função original de nutrição, também se destina à manutenção geral da saúde e/ou redução de risco de doenças. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para consumo sem supervisão médica.
Exemplos de princípios bioativos em alimentos funcionais:
Banana Verde: Amido Resistente
Soja: Isoflavonas
Frutas Cítricas: Vitamina C
Aveia: Fibras Solúveis
Goiaba: Licopeno
Azeite: Ômega 3
- O que é Amido Resistente? Como ele age em nosso organismo?
-
É um carboidrato complexo que não é digerido e absorvido no intestino delgado de indivíduos sadios, sendo fermentado no intestino grosso por bactérias benéficas ao ser humano, reduzindo a probabilidade de câncer de cólon.
Devido às características do Amido Resistente, seu comportamento mostra-se semelhante ao das fibras alimentares, com efeitos fisiológicos benéficos tanto sistêmica quanto localmente (intestino grosso). Dessa maneira, o Amido Resistente pode ser denominado de “alimento funcional”, que é aquele capaz de proporcionar benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos, contribuindo para o controle e redução do risco de doenças. Por contribuir com a saúde do trato digestivo, o Amido Resistente pode ser classificado como um “prebiótico”, termo utilizado para designar um ou grupo de ingredientes alimentares que não são digeridos pelas enzimas digestivas normais, mas que atuam estimulando seletivamente o crescimento e/ou a atividade de bactérias benéficas no intestino que têm por ação final, melhorar a saúde do indivíduo. O Amido Resistente apresenta, também, “ação simbiótica”, já que seu consumo auxilia no crescimento e na manutenção da boa flora bacteriana.
- Qual é a Aplicabilidade da Biomassa de banana verde?
-
A biomassa de banana verde pode ser utilizada como espessante em preparações doces ou salgadas, tais como macarrão, pizza, pães, bolos, sucos, hambúrguer, sorvetes, biscoitos e outras, substituindo os tradicionais (trigo, soja, fécula de mandioca, amido de milho, etc.).
- A biomassa tem gosto de banana?
-
Não, a biomassa é insípida (sem sabor) e inodora (sem odor).
- Quais os benefícios e vantagens da utilização da biomassa de banana verde?
-
Por ser um alimento funcional, a biomassa de banana verde é capaz de proporcionar benefícios específicos, contribuindo para o controle e redução do risco de doenças colônicas, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doença celíaca (intolerância ao glúten), índice glicêmico, resposta insulínica, entre outras.
Além disso, a biomassa de banana verde apresenta em sua composição, minerais indispensáveis ao organismo humano, como potássio, ferro, magnésio, manganês e ausência de sódio que é o principal co-fator da hipertensão arterial. Todos estes minerais contribuem para o bom funcionamento do organismo.
A utilização da biomassa de banana verde como espessante em diversos alimentos permite aos clientes da Vale Mais a criação de uma linha de alto valor nutricional e econômico agregado, seguindo uma tendência mundial de alimentação saudável.
- Quais as reduções de risco de doença?
-
Câncer de intestino: Vários estudos realizados nos últimos anos têm relacionado o consumo de Amido Resistente com um menor risco de câncer de intestino. Isso ocorre principalmente devido ao melhor funcionamento intestinal. Diarréia e doenças intestinais: Em muitos lugares do mundo a banana verde vem sendo utilizada em tratamentos populares de diversos problemas intestinais como diarréia, digestões dificultadas e úlceras pépticas. A ação prebiótica do AR presente na banana verde seria a principal responsável pela atuação benéfica contra tais desordens. Índice glicêmico e resposta insulínica: Pesquisas sugerem que o consumo de Amido Resistente poderia diminuir as taxas de glicose e a resposta insulínica pós-prandial (após as refeições). Dislipidemias e doenças cardiovasculares: Pesquisas mostram que o consumo continuado de Amido Resistente auxilia também na diminuição de níveis séricos de colesterol e triglicérides, contribuindo no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas. Saciedade: O Amido Resistente parece ter um efeito indutor da saciedade (semelhante ao das fibras), que associado a outros alimentos auxiliam nas dietas para perda ou controle de peso. Doença celíaca: Os celíacos - indivíduos que não podem ingerir nada que contenha glúten, têm grande dificuldade de alimentar-se já que o glúten mostra-se presente em diversos cereais como o trigo, a aveia e o centeio. Pelas características físico-químicas do Amido Resistente, em especial aquele encontrado na banana verde, a biomassa mostra-se extremamente útil na preparação de diversas receitas como substituta dos cereais acima citados.
- A biomassa é verde?
- Qualquer pessoa pode consumir a biomassa de banana verde?
-
Sim. Não há restrições para o seu consumo.
Pessoas de qualquer idade (crianças e adultos), inclusive diabéticos e celíacos (pessoas com intolerância ao glúten) podem consumi-la.
- A biomassa de banana verde emagrece?
-
A biomassa contribui para a diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides e glicose, e para uma menor resposta insulínica, além de ter efeito indutor da saciedade, ou seja, o indivíduo irá ingerir porções menores e alcançará a saciedade. A biomassa propõe uma melhora da saúde do indivíduo, um melhor funcionamento do seu organismo o que, de forma indireta, pode auxiliar no PROCESSO de emagrecimento.
- O que é Glúten?
-
O glúten é uma rede protéica, formada pela gliadina e glutenina que está presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe etc.Algumas pessoas apresentam intolerância à rede protéica, também conhecida por "Doença Celíaca", caracterizada principalmente por vômitos, diarréias, distensão abdominal e dificuldade na absorção dos nutrientes pelo organismo. Como esta doença não tem cura, a pessoa deve evitar os alimentos que contenham glúten.Desta forma, a pessoa intolerante ao glúten, deve evitar os produtos como pães, biscoitos, bolos, massas, salsichas, hambúrguer, salgadinhos, leite maltado, cerveja e outros produtos que contenham farinha de trigo, cevada, aveia e centeio. O importante é estar sempre atento ao rótulo dos alimentos que for consumir.
- A Biomassa engorda?
-
A biomassa de banana verde possui baixo valor calórico. Mais importante que isso são os benefícios que o seu consumo traz à saúde pois o seu principal componente, o amido resistente, tem ação semelhante às fibras alimentares auxiliando muito o funcionamento do intestino e "carregando" as substâncias nocivas. Além disso, ao chegar ao cólon (porção final do intestino grosso) o amido resistente degrada-se formando substâncias benéficas, propiciando o desenvolvimento de bactérias protetoras (prebiótico com ação simbiótica).
- O que é Lactose?
-
É uma das substâncias que faz parte da composição do leite. Ela representa 2% a 8 % da parte sólida desse alimento. Pertence ao grupo dos açúcares, sendo formada por dois açúcares mais simples, a galactose e a glicose, sendo então um dissacarídeo.
Para que os dissacarídeos sejam devidamente aproveitados pelo organismo, eles precisam ser quebrados pela enzima lactase que os transforma em monossacarídeos.
Se a lactose não for digerida, é fermentada no intestino grosso e nesse processo, há a produção de ácido láctico e gases como o gás carbônico e hidrogênio.
A lactose presente no intestino grosso aumenta a pressão osmótica do intestino. Isso quer dizer que a água é retida no intestino, dando origem à sintomas como diarréia e excesso de gases.